Galeria Oriente abre a exposição do fotógrafo José Diniz

Obra de José Diniz | Reprodução
Estranhamento. É com esse sentimento que observamos as fotografias de José Diniz, em cartaz na Galeria Oriente, na Glória, entre os dias 15 de julho e 26 de agosto. Paira um mistério de sonho nas formas circulares e quadradas das suas imagens, repletas de símbolos que aparecem inadvertidamente, como se não tivessem passado pelas lentes do artista. A entrada é gratuita.
O céu vem abaixo” traz quatro fotos de José Diniz armadas com elementos bélicos. Elas traçam um verdadeiro memorial de guerra imaginativo, como se fossem testemunhos de batalhas nunca vividas. O ponto de partida da viagem pode ser o desenho de um avião, palavras guardadas na memória, uma antiga série de TV ou, ainda, um jogo partilhado com amigos quando criança. De forte carga simbólica, as imagens crescem nas sutilezas da luz.
Na geografia da memória de Diniz, na qual a guerra ocupa lugar relevante, desvendamos um jogo onírico do primeiro oceano sangrento, de batalhas travadas por um fotógrafo maduro e singular na cena artística carioca‘, diz a curadora Marcia Mello. A exposição faz parte do FotoRio, maior evento de fotografia do Rio, que está na sua sétima edição.

Deixe uma resposta