Theatro Municipal comemora os 90 anos da Escola de Dança Maria Olenewa

Alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa | Foto: Júlia Rónai
Os 90 anos de fundação da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa serão celebrados no Theatro Municipal do Rio, às 20h nesta quinta-feira (dia 13 de abril), com a apresentação dos balés “Degas em Movimento” e “Coppélia (Suíte)”. Cerca de 250 alunos da Escola Maria Olenewa participarão do espetáculo.
 
“Degas em Movimento” é inspirado na obra do artista plástico francês Edgar Degas (1834-1917), um dos mestres do impressionismo. Degas dedicou parte expressiva de seus quadros, gravuras e esculturas aos ambientes da dança clássica e às bailarinas.
Baseado em conto fantástico publicado em 1815, de autoria do escritor romântico alemão E. T. A. Hoffmann (1776-1822), “Coppélia” é um balé em três atos que narra a história de um rapaz atraído por uma jovem que, descobre depois, é uma boneca. Foi o primeiro balé clássico a incluir danças folclóricas, como czardas, mazurcas e polcas.
 
O Theatro Municipal, equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, mantém esta que é a mais antiga instituição brasileira dedicada ao ensino da dança e à formação de bailarinos clássicos – cujo objetivo principal era possibilitar a futura organização de um corpo de baile para atuar nas temporadas líricas, evitando a constante contratação de profissionais no exterior, como também de viabilizar o estabelecimento de uma temporada de dança voltada para a apresentação dos balés de repertório.

Deixe uma resposta